Home    Contato    Meus dados    Pedidos        
 
AVES ORNAMENTAIS
Untitled Document
Empresa       Aves       Manual das Aves        Dicas e Informativos        Legislação       Contato
  AVES
Aves Aquáticas
Aves Aquáticas Domésticas
Chocadeira Automática de Ovos
Faisão
Galinhas
Galinhas Bantan
Mutum e outros
Outras Aves
Pássaros
Pavões
Perdiz | Codorna
Periquitos
Peru
Pomba
Tucano e Araçari
 
Untitled Document
Fazenda Visconde - Catalogo Aves
 

  MAIS INFORMATIVOS
 

DICAS & INFORMATIVOS
CISNE COSCOROBA - Coscoroba coscoroba

O Coscoroba é uma espécie que não tem semelhantes, é um enigma em termos de evolução. Se compararmos com seus parentes mais próximos, veremos que é muito grande e é de hábito muito diferente dos gansos. Tem um corpo e um pescoço muito pequeno para ser um cisne ou talvez um pato gigante. Os biólogos o classificam como cisne, existe a necessidade de futuros estudos em filogenia para esta ave.

 Na natureza encontramos o Cisne Coscoroba somente no sul da América do Sul, sendo sempre observado nas mesmas áreas de ocorrência do Cisne Branco de Pescoço Negro. Sua época de procriação é durante a primavera verão.

   Antes do inverno a maior parte da população se desloca até o norte de seu território, Buenos Aires, Paraguai Uruguai Sul do Brasil, chegando até o Rio Grande do Sul, podendo haver ocorrência de alguns animais mais ao norte chegando até o centro do Brasil.

 Existem alguns animais que são sedentários, não fazendo a migração, os casais fixam em um território e o defendem durante todo o ano.  Eles têm preferência por lagos de água doce, mas também vivem em água salobra e no Brasil podem ser vistos nas praias salgadas, vivem em águas com pouca profundidade sem muita correnteza com vegetação alta que ofereça certa segurança.

 Ambos os sexos tem a mesma aparência, sendo que o macho é mias pesado, mas  é praticamente impossível determinar o sexo visualmente

 A plumagem não é totalmente branca. As penas primarias são negras, quando estão nadando e alçam as asas ou durante o vôo  se pode ver as pontas das asas que são negras. O bico é vermelho e tem a característica do bico dos patos, sendo mais achatado que os outros cisnes, a pele facial é coberta por plumas, as patas são rosadas, em proporção aos gansos o pescoço é mais largo mas nem tanto quanto os cisnes

 A união entre macho e fêmea é por toda vida. Procriam durante a primavera verão. Fazem ninho solitário ou em colônia bem dispersos. O casal defende seu território os ovos e os filhotes. Pode acontecer do casal que reproduziu durante o inicio da temporada, volte a reproduzir uma segunda vez antes da muda de pena.  

 O ninho que chega a ser imenso pelo tamanho do animal, é feito no solo entre vegetação alta e sempre próximo a água, utilizam-se de capim  e no centro cobrem com plumas.

 A ninhada consiste de quatro a nove ovos, que são botados um por dia e a incubação começa com a postura do ultimo ovo, são incubados pela mãe o pai não incuba mas permanece presente. Duas vezes por dia a fêmea sai para comer, antes de deixar o ninho cobre os ovos com suas plumas. Ao redor de 35 dias nascem os filhotes com marcas cinzas escuras, começam a voar de três a quatro meses.

 Na natureza alimentam de vegetais, sementes enfiam metade do corpo dentro da água para capturar pequenos animais. Em cativeiro comem ração, verdura e sementes.

O coscoroba é bastante sociável com sua própria espécie e com as outras. O Coscoroba não é fácil de reproduzir, geralmente deve se manter o casal em recinto com bastante vegetação e com bastante espaço para que não haja competição. Pode ser que o macho defenda seu território arduamente, neste caso devemos manter o mínimo de contato, para evitar que ele não se dedique a fertilização da fêmea e aos cuidados do ninho.

 Dentro do tanque de água deve haver uma rampa para que ele entre e saia com facilidade. A alimentação deve estar ao lado da água ou flutuando sobre ela. Se houver uma ilha em seu tanque devemos prover capim seco para que eles construam seu ninho.

 O nome coscoroba provem das tribos indígenas da região onde este cisne é encontrado, na realidade é uma repetição do som emitido pela ave, um chamado parecido como “cós-cor-o-ba”.
 
 Algumas medidas:
 Machos: peso 4,6 kg (entre 3,8 a 5,4 kg), tamanho 90 a 115 cm
 Fêmeas: peso 3,8 kg (entre 3,2 a 4,5 kg), tamanho 63 a 68 cm
 Filhotes: peso 110 g (entre 99 a 119 g)
 Ovos: peso 170 g (entre 129 a 203 g), tamanho 89 a 61 mm

 Estima-se que em cativeiro sua idade chegue a 10 anos, com históricos de animais com 20 anos.

 
Dúvida, Sugestão ou Comentário
Imprimir Enviar para um amigo
Envie-nos: 
Nome: 
Email: 
Texto: 
Verificação de Imagem
Por favor digite as quatro letras ou dígitos que aparecem na imagem.
 - Fazenda Visconde

 
Não há comentários sobre o(a) acima.

Untitled Document
 
 
MENU
Home
Empresa
Aves
Dicas & Informativos
Legislação
Contato
Manual das Aves
AVES
Aves Aquáticas
Aves Aquáticas Domésticas
Chocadeira Automática de Ovos
Faisão
Galinhas
Galinhas Bantan
Mutum e outros
Outras Aves
Pássaros
Pavões
AJUDA
Formas de Entrega
Formas de Pagamento
Política de Privacidade
 
 
 
 
 
 
 
by vianett