Bichenovii
DISTRIBUIÇÃO
Austrália.

DIMENSÕES
Aproximadamente 10 centímetros

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS
Pelo aspecto exterior, não é fácil estabelecer diferenças entre os sexos desta espécie. Freqüentemente, os machos possuem marcas na cabeça definidas de uma forma mais acentuada. Ao contrário das fêmeas, os machos cantam.

CARACTERÍSTICAS SOCIAIS
O bichenovii tem entre si um relacionamento extremamente sociável. É possível criar um casal ou um grupo pequeno. Durante a época de gestação, o macho não tolera a presença de intrusos nas imediações de ninho.

ALOJAMENTO ADEQUADO
Estas aves de pequeno porte, com suas marcas distintivas, podem ser criadas num viveiro em recinto fechado, bem como num viveiro ao ar livre e, durante a época de gestação. Numa gaiola de criação. Um viveiro ao ar livre deve dispor de quantidades abundantes de vegetação, tais como arbustos e sebes.

TEMPERATURA AMBIENTE
O bichenovii não são aves frágeis, mas não suportam o frio e a umidade. Por conseguinte, um abrigo noturno dotado de um bom isolamento é um requisito essencial, caso as aves sejam criadas no exterior. Durante o período frio do inverno, o abrigo noturno deve ser transferidas para o interior.

ALIMENTAÇÃO
Uma mistura de semente para aves tropicais de pequeno porte pode servir de alimentação base com um suplemento de milho painço italiano, semente germinadas e pequenas quantidades de alimentos verdes.

Antes, durante a época de gestação as aves têm uma necessidade acrescida de proteínas animais sob a forma de alimento à base de ovos e insetos vivos. Deve sempre haver areia em quantidades suficientes, para que possam satisfazer as suas necessidades digestivas.

ATIVIDADES
O bichenovii é uma ave com uma grande mobilidade e muito ativa. Os machos desta espécie cantam, embora o seu canto não se compare ao de um canário ou de outros tentilhões. Ocupam todos os espaços do viveiro, incluindo o chão do mesmo, que vasculham, debicando em busca de alimentos. Passam a noite num ninho de pernoita, devendo existir diversos, especialmente no abrigo noturno.

CRIAÇÃO
Para fins de criação, as aves utilizam por vezes caixas de ninhos fechadas, que devem Ter as dimensões mínimas de 10x10x10 centímetros. Por vezes as aves constroem um ninho esférico estável, em espaços verdes abrigados.

Para a construção deste tipo de ninhos, fazem uso de pequenos pedaços de fibra de coco, talos de ervas, penas e corda de sisal desfiada. Em média, põem quatro a cinco ovos, que os pais chocam alternadamente, durante um período de doze ou treze dias. Inicialmente, a alimentação das crias consistirá, predominantemente, em animais vivos, tais como pulgões e moscas da fruta, que devem ser fornecidos em quantidades generosas, diversas vezes durante o dia.
A plumagem surge após um período aproximado de três semanas e as crias ainda não são capazes de sobreviver de uma forma independente.

Os pais continuam alimentá-las durante algumas semanas e as crias capazes de cuidar de si próprias. Um casal de criação que se apresente em boas condições físicas pode ter várias gestações por época. As crias adquirem a plumagem definitiva após um período de três meses, aproximadamente.
____________________________________________________________________
Fazenda Visconde Ltda.
Av. Caramuru, 341 - República - CEP 14.025-080
Ribeirão Preto - SP - FONE: (16) 3625-4319


www.fazendavisconde.com.br
2018/2/24 | 09:27:34

IMPRIMIR