5 dicas para cuidar das suas aves

Alguns conselhos para manter a saúde dos nossos amigos de penas

1 Informe-se bem sobre a alimentação adequada para a espécie que você possui. Os papagaios, por exemplo, podem ingerir grãos que outras espécies não podem consumir.

2  As aves costumam "reclamar" quando sentem algum desconforto. Observe bem para identificar esse comportamento e analise qual pode ser a causa. Talvez ela tenha sofrido uma agressão de outro animal e esteja com medo ou nervosa. Talvez esteja agitada por não ter tranqüilidade e descanso à noite ou porque está precisando de um lugar mais arejado. Em casos de desânimo, uma possibilidade é estar com alguma doença.

3 Para a maioria dos pássaros se recomenda cortar o bico, as unhas e até as asas. A freqüência depende de cada espécie e atividade. Se você não tem experiência, leve a ave ao veterinário ou a casas especializadas, porque senão pode feri-la ou deixá-la estressada. Pássaros e outras aves podem morrer de estresse, porque são animais muito sensíveis.

4 Observe o comportamento da ave e eventuais mudanças físicas que ela apresente. A troca de plumagem constante ou fora de época pode ser um indício de problemas de saúde, alimentação inadequada, parasitas, doenças da pele ou até estados de ânimo, como tensão ou solidão. Neste caso, procure um veterinário para encontrar a causa e o tratamento para melhorar o estado de saúde dela.

5 Leve a ave ao veterinário periodicamente para tomar vacinas, eliminar parasitas ou fazer exames, se for necessário. Um exame físico completo inclui a avaliação de todos os sistemas orgânicos (como o cardíaco e o respiratório) e das partes que podem apresentar algum sinal de doença (olhos, ouvido, boca, pele, penas, abdômen, peso, bico, etc.).

____________________________________________________________________
Fazenda Visconde Ltda.
Av. Caramuru, 341 - República - CEP 14.025-080
Ribeirão Preto - SP - FONE: (16) 3625-4319


www.fazendavisconde.com.br
2019/12/12 | 18:21:18

IMPRIMIR