ARARA AZUL - Ara araraúna

ARARA AZUL DISTRIBUIÇÃO
As regiões nordestinas da América do Sul e a América Central.

DIMENSÕES
Aproximadamente 85 centímetros.

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS
Pôr vezes, os machos têm a cabeça e o bico maior mas as diferenças na aparência exterior entre os dois sexos nem sempre são nítidas.
Só é possível Ter a certeza através de um exame de DNA

CARACTERÍSTICAS SOCIAIS
As araras canindes são aves extremamente gregárias que podem tornar-se muito dóceis afetivas se tiverem sido habitualmente à companhia humana desde uma idade muito precoce. Normalmente, dão-se muito bem como todos os membros de uma família.

No entanto, não deve ser esquecido que uma arara necessita de tanta atenção como um cão, mas vive até uma idade muito avançada.

Deve ponderar muito bem este fato, antes de adquirir uma arara. Necessita de muita atenção. Se não a tiver, o resultado será a plumagem depenada, e outras perturbações comportamentais. Se criar estas aves num viveiro, este deve conter exclusivamente araras e nunca aves de menor porte.

ALOJAMENTO ADEQUADO
O tamanho destas aves indica que nenhum viveiro é suficientemente espaçoso. É por essa razão que devem ter a oportunidade de poderem distender as patas e as asas, diariamente, fora da gaiola.

Se optar por um viveiro em recinto fechado, certifique-se de que suficientemente amplo do modo a permitir que a ave abra as asas sem tocar nas partes laterais.

A altura deve estar adaptada ao tamanho da ave e ao comprimento da cauda. As gaiolas especiais para papagaios e araras são concebidas para resistir às investidas dos seus fortes bicos.

A maior parte das araras pode habitar numa árvore para trepar ou numa plataforma, uma vez que esteja adaptada ao novo lar. Normalmente, não desejam abandonar o seu poleiro habitual.

Se pretende construir o seu próprio viveiro, escolha um, galvanizado. Preste atenção ao pontos fracos, tais como as partes em madeira. Num viveiro ao ar livre, a ave deve ter a oportunidade de trepar e fazer acrobacias.
Coloque um tronco de árvore com alguns ramos laterais, no interior do viveiro, cordas e correntes. Não faz sentido acrescentar vegetação.

TEMPERATURA AMBIENTE
As araras canindé podem viver no exterior durante os meses quentes de verão, mas quando a temperatura desce, é recomendável aquecer o abrigo noturno.
Proporcione a estas aves alimento especial para araras e papagaios, possivelmente acrescentando uma mistura de sais minerais e vitaminas. Dê-lhes regularmente frutos e sementes silvestres, mas nunca abacates, uma vez que são venenosos para as aves da família dos papagaios.

Devem igualmente dispor de uma mistura de areia próprio para papagaios, que contenha osso de calcário, arenito e carvão. Dê diariamente às aves algo para roer, como galhos de arvores frescos e não tratados de árvore de fruta.

ATIVIDADES
As araras não são as melhores imitadoras. É uma característica mais usual entre os papagaios. No entanto, podem aprender a imitar muito bem a voz humana.
Para que isso aconteça, é importante que tenham contato com seres humanos desde uma idade muito precoce. As araras que vivam num grupo ou em casal dificilmente imitam qualquer som.
Embora as araras sejam excelentes voadoras, preferem freqüentemente trepar e fazer acrobacias. Algumas araras são ruidosas, o que pode ser uma fonte de irritação para a vizinhança.
A maior parte das araras gosta de tomar banhos de chuveiro com um borrifador de plantas. As aves que habitam em recinto fechado devem ser borrifadas todos os dias.

CRIAÇÃO
Não é nada fácil fazer criação de araras. É importante que o casal de criação tenha um bom relacionamento mútuo, mas a alimentação, o espaço e o descanso durante a época de gestação são fatores de crucial importância.

A caixa do ninho deve ser grande, pôr exemplo, com uma área de chão de 55 centímetros quadrados, aproximadamente, e uma altura de 80 centímetros, no mínimo.

Um tronco de árvore oco é muito adequado, mas um barril de choop é não só ideal como tem um efeito decorativo. Em função do tempo, pode colocar a caixa do ninho nas instalações interiores.

Pode colocar alguns pedaços de madeira podre no chão do viveiro que as aves utilizam para roer e como material para a cama. As araras canindé põem entre dois e quatro ovos que são chocados pela fêmea durante um período de 24 a 28 dias, aproximadamente.

As crias são alimentadas por ambos os pais e a plumagem surge ao fim de dois meses e meio a três meses.

____________________________________________________________________
Fazenda Visconde Ltda.
Av. Caramuru, 341 - República - CEP 14.025-080
Ribeirão Preto - SP - FONE: (16) 3625-4319


www.fazendavisconde.com.br
2018/2/24 | 09:39:51

IMPRIMIR