POMBA DIAMANTE - Geopelia cuneata
Geopelia cuneata POMBA DIAMANTE DISTRIBUIÇÃO Austrália.
DIMENSÕES Aproximadamente 18 a 19 centímetros
DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS Um olhar especializado é capaz de detectar que, principalmente durante a época de gestação, a cor da auréola que rodeia os olhos dos machos é mais brilhante do que a das fêmeas.
CARATERÍSTICAS SOCIAIS As pombas diamante são uma das espécies mais pacíficas de pombos. Podem ser criadas num viveiro misto (em recinto fechado), sem quaisquer problemas.
Também manifestam comportamentos exemplares relativamente a outras aves de menor porte os bicos-de-lacre. Durante a época de gestação, os machos desta espécie de pombas podem por vezes brigam entre si.
Por este motivo, deve sempre alojar um par de pombas diamante por viveiro ou caso o viveiro seja suficientemente espaçoso, dois pares.

ALOJAMENTO ADEQUADO As pombas diamante podem perfeitamente ser criadas tanto num viveiro ao ar livre como num viveiro em recinto fechado. Como as aves não trepam, é mais importante que as gaiolas sejam amplas do que sejam muito altas.

TEMPERATURA AMBIENTE Esta espécie de pomba é muito robusta. No entanto, em condições meteorológicas rigorosas, as aves devem ser retiradas para um abrigo noturno bem arejado e que proteja da geada.

ALIMENTAÇÃO Pode proporcionar a estas aves uma alimentação-base de mistura de sementes para aves tropicais de pequeno porte.
Além disso, de vez em quando, pode dar-lhes verdura, milho, painço italiano e semente germinadas. Deve proporcionar sempre a estas aves um amplo abastecimento de areia, para que possam ingerir as quantidades necessárias. As pombas diamante bebem relativamente pouco.

ATIVIDADES Habitualmente, estas aves são muito calmas. Raramente se banham, mas quando isso acontece, gostam de se molhar à chuva.
Se o tempo se mantém seco durante muito tempo, pode borrifá-las com um borrifador de plantas por meio de um jacto muito fino. As pombas diamante são verdadeiras adoradoras do sol. Também gostam de debicar a forragem espalhada pelo chão do viveiro.

CRIAÇÃO Esta espécie tanto pode ser criada num viveiro, como numa gaiola de criação. Pode pendurar caixas de ninhos em diversos pontos do viveiro; estas caixas devem Ter pelo menos 12x12 centímetros e uma altura de aproximadamente 5 centímetros.
Estas aves preferem caixas de ninho em estrutura de arame ou caixa semi-abertas. O ninho é feito de todo tipo de material como feno e galhos. Antes, durante e após a época de gestação, as aves tem uma necessidade carecida de alimentos a base de ovos. As pombas diamante põe 2 ovos.
Os pais repartem a responsabilidade de incubação dos ovos, o que dura aproximadamente 12 a 13 dias. Durante os primeiro dias de vida, a fêmea alimenta as crias de lente de pombo. Posteriormente, o macho também colabora. A plumagem começa a surgir entre 12 ou 14 dias de vidas. As aves não estão ainda preparadas para cuidar de si próprio de uma forma adequada, continuando ainda por algum tempo a ser alimentadas e crias por ambos os pais. Um bom par criador, estando em boas condições, pode criar 2 a 3 ninhadas por ano.

MUTAÇÕES Além das pombas diamantes com plumagem com a coloração características, existem também em tom de ágata. Existe também uma mutação de dorso branco, que pode apresentar combinações com diversas cores.
____________________________________________________________________
Fazenda Visconde Ltda.
Av. Caramuru, 341 - República - CEP 14.025-080
Ribeirão Preto - SP - FONE: (16) 3625-4319


www.fazendavisconde.com.br
2018/12/10 | 04:54:36

IMPRIMIR